Docentes
Coordenação
Graciela de Conti Pagliari
Lattes | E-mail: graciela.pagliari@gmail.com
Graciela de Conti Pagliari investiga a área de segurança internacional, com ênfase em segurança e defesa regional e comparada, América do Sul, e temas como narcotráfico, tráfico de armas, cibernética, segurança energética. Interesses de pesquisa: segurança internacional, segurança e defesa regional e comparada, América do Sul, narcotráfico, tráfico de armas, cibernética. Disciplinas: Teoria das Relações Internacionais, Introdução às Relações Internacionais, Segurança Internacional, Política Internacional. Grupos de Pesquisa: Laboratório de Estudos de Defesa (LED); Grupo de Estudos em Segurança e Defesa (GESED), Projetos Pró-Defesa, Pró-Estratégia e Pandiá Calogerás.
Danielle Jacon Ayres Pinto
Lattes | E-mail: danielle.ayres@ufsc.br
Danielle Jacon Ayres Pinto é Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM ? RS. Doutora (2016) em Ciência Política na linha de Política Internacional pela UNICAMP, Mestre (2009) em Relações Internacionais na linha de Estudos de Paz e Segurança na Universidade de Coimbra (Portugal) com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo/USP, Bacharel (2007) em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo/USP, Especialista em Estudos da Paz e Segurança pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/FEUC (2008) e em Direito Humanos e Democracia pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/FDUC (2007). Coordenadora do Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Política Internacional Contemporânea/GEPPIC, Pesquisadora Associada do Grupo de Análise de Performance e do Grupo de Diplomacia de Defesa, Cooperação Técnica e Segurança Marítima da Escola de Guerra Naval/EGN da Marinha do Brasil, Pesquisadora associada ao Círculo do Tempo Presente da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP. Tem experiência nas áreas de estudos Sobre Poder e Política Internacional, Estudos de Paz e Segurança e Política Externa Brasileira, com ênfase em: Mediação de Conflitos Internacionais, Construção do Poder do Estado, Smart Power, CyberPoder, Inserção Internacional do Brasil.
Juliana Lyra Viggiano Barroso
Lattes | Email: juliana.viggiano@ufsc.br
Juliana Lyra Viggiano Barroso é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestre (2005) e doutora (2010) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Foi editora do periódico Carta Internacional e professora do Centro de Relações Internacionais do CPDOC (FGV) em São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) da Universidade de São Paulo e do INCT-INEU. Tem experiência na área de Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança, relações Estados Unidos – América Latina, promoção da democracia.
Ex-Coordenadores
Lucas Pereira Rezende
Lattes | Email: lucas.rezende@ufsc.br
(Esteve em atividade com o grupo no período de 2015-2019)
Lucas Pereira Rezende desenvolve pesquisas relacionando defesa e segurança internacional às dinâmicas de política internacional, a partir de perspectivas das teorias das Relações Internacionais. Dentre os objetos recentes de suas pesquisas estão: cooperação em defesa na América do Sul; Política Externa Brasileira contemporânea e seu relacionamento com a Política de Defesa; a inserção internacional brasileira, com ênfase em sua participação em operações de paz; desenvolvimento teórico dentro das teorias de Relações Internacionais, com ênfase no realismo ofensivo e sua aplicação para as balanças de poder global e da América do Sul. Interesses de pesquisa: Defesa e Segurança Internacional; Estudos Estratégicos; Teoria das Relações Internacionais; Política Externa Brasileira; Organizações Internacionais. Disciplinas ministradas: Política Internacional, Teoria das Relações Internacionais, Análise de Política Externa.